Psicologia

Psicoterapia inspirada na Antroposofia

“A natureza faz do ser humano um mero ser natural. A sociedade o transforma em um ser que age conforme leis. Mas só ele próprio pode fazer de si um ser livre.”
Rudolf Steiner

A psicoterapia fundada na Antroposofia baseia-se na visão de homem proposta por Rudolf Steiner (1861-1925), que aborda o ser humano nas dimensões física, psíquica e espiritual. Nas diferentes fases do desenvolvimento, estas dimensões se relacionam, interpenetram e se constroem, formando um organismo articulado, o ser humano integral.

A partir da visão ampliada do desenvolvimento, que se dá ao longo de toda a vida, em períodos aproximados de sete anos, pode-se compreender o que é comum ao ser humano e, também, aquilo que é individual e próprio. Em cada etapa, desvela-se os limites e as capacidades potenciais de cada indivíduo para a ação que transforma e leva ao amadurecimento.

Através da psicoterapia busca-se acessar o ser humano em sua multiplicidade peculiar. No encontro terapêutico, dentro da “realidade compartilhada”, pode-se lançar luz ao gesto individual, abrir possibilidades para a ressignificação e, a partir daí, dar espaço ao “vir a ser” transformador.

“O ser humano antes de ser um é ser com o outro.
Esta experiência empática sustentadora possibilita o Eu Sou.”
Gilberto Safra

PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESTA ÁREA