Musicoterapia

A musicoterapia é um trabalho terapêutico com as leis e os elementos da música vivenciados interiormente pelo ser humano por meio da atividade musical, promovendo uma intensa revitalização da audição. Os seus principais componentes são o som e o movimento se tornando linguagem e comunicação, num diálogo entre tempo (ritmo) e espaço (melodia). A musicoterapia promove, sobretudo, a preservação e a reabilitação humana, e desenvolve a autoeducação por meio do treino da vontade. O diagnóstico leva em conta os inúmeros aspectos não fixáveis de antemão, como a vibração do som, as suas variações de freqüência e intensidade, os elementos da música, a qualidade dos instrumentos musicais, a capacidade auditiva, o processamento mental e psíquico do paciente, bem como sua origem familiar e cultural.

Focada no próprio indivíduo, a musicoterapia auxilia no tratamento de: transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – distúrbios neurológicos – vícios (drogas e álcool) – distúrbios psicossomáticos – estimulação global – rigidez muscular – coordenação motora – autocontrole – autoconsciência.

Na relação do indivíduo com o social, a musicoterapia promove a expressão e a comunicação, tendo a sua aplicação efetiva em: distúrbios de linguagem – distúrbios de aprendizado – distúrbios de comportamento – distúrbios psico-sociais.

SAIBA MAIS…

PROFISSIONAL QUE ATUA NESTA ÁREA