Biografia Através da Música +

Conteúdos

  1. Os setênios da infância e da juventude , a formação da corporalidade humana. A determinação cármica, a origem, em que circunstância e lugar foi criado e quais os presentes que recebeu na sua moxila para a vida.
  2. Os setênios de se preparar para a vida, a idade adulta e a formação da alma. Encontros cármicos, como trabalhou com os seus talentos, como estruturou a sua vida e enfrentou as crises.
  3. A fase do amadurecimento e a formação do espírito. Missão cármica, o que conseguiu reconhecer como sua tarefa e o que precisa transformar ainda.
  4. O momento atual. Como você está agora na saúde, na profissão, nos relacionamentos, na vida material e espiritual. Quais as suas perguntas mais importantes.
  5. Metas para o futuro. Que metas a curto e longo prazo quer estabelecer para o seu autodesenvolvimento.

Programa

3 a 4 dias de trabalho.

  1. CANTANDO por meio de músicas e exercícios, proporcionando uma abertura da alma e sintonia com o grupo.
  2. IMAGEM DOS SETÊNIOS E DIÁLOGO, caracterizando os momentos importantes de cada fase.
  3. TRABALHO INDIVIDUAL dos participantes, resgatando os dados e momentos da sua biografia.
  4. OFICINA MUSICAL- Experiência musical em conjunto em que os participantes se expressam por meio da voz, do movimento e de intrumentos musicais (cordas, sopros e percussão dos mais diversos) que são disponibilizados pelo curso, resgatando elementos e ambientes sonoros vividos, criando livremente a sonoridade desse ambiente.
  5. TRABALHO em PEQUENOS GRUPOS – É feito o relato biográfico verbal de cada um para os outros, com a ajuda dos coordenadores.
  6. CENA MUSICAL – Os grupos se juntam para compor uma história musical das suas biografias, trabalhando com criatividade e autonomia os elementos sonoros surgidos na oficina musical e no relato biográfico, durante o dia. No final, um grupo se apresenta para o outro.

Informações

Este trabalho não pressupõe conhecimento musical, pois é considerado um meio para autoconhecimento e parte do princípio que todos temos um acesso ao mundo dos sons e da música, independente da nossa formação. Por isso, é baseado na capacidade criativa e livre, que existe em cada ser humano. No entanto, essa criatividade é guiada pelo aconselhador biográfico e musicoterapeuta, que, tendo o trabalho biográfico como base, faz uma leitura musicoterapêutica e não estética do processo.

Idealizado e desenvolvido por Meca Vargas, aconselhadora biográfica, musicista, musicoterapeuta e cantoterapeuta, com o objetivo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, o trabalho é realizado com grupos de pessoas com idade mínima de 28 anos.

Número máximo de 20 participantes.
Número mínimo de 3 participantes.

Local de realização

Em São Paulo, na Clínica Tobias

Contato